• Blue icon

    Capítulo 1Histórico e Principais aplicações.

  • Blue icon

    Capítulo 2 - Sistema de Drenagem 

  • Blue icon

    Capítulo 3 - Sistema de Esgotamento Sanitário

  • Blue icon

    Capítulo 4 - Projeto Estrutural

  • Blue icon

    Capítulo 5 - Aço e Fibras de Aço

  • Blue icon

    Capítulo 6 - Aditivos, Agregados e Cimento

Livro Completo
  • Blue icon

    Capítulo 7 - Dosagem e Produção de Tubos.

  • Blue icon

    Capítulo 8 - Especificações e Controle de Qualidade.

  • Blue icon

    Capítulo 9 - Processos de Fabricação.

  • Blue icon

    Capítulo 10 - Processos de Fabricação II

  • Blue icon

    Capítulo 11 - Execução de Obras

  • Blue icon

    Capítulo 12 - Pipe Jacking

$4837ozvf5jy

SOBRE A ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto. 

 

A ABTC continua, com a publicação deste manual, lutando para atingir a meta estratégica de ampliar o conhecimento técnico de seus associados e a qualidade dos produtos por eles desenvolvidos. Essa Associação, criada em 2001 durante a realização de um congresso internacional sobre tubos de concreto para sistemas de drenagem, realizado no Rio de Janeiro, continua atuando no sentido de motivar e organizar um segmento que se encontrava disperso, sem objetivos definidos e sem iniciativas que propiciassem seu desenvolvimento, absolutamente fundamental num momento onde a discussão do Saneamento Básico é pauta de todos os projetos, investimentos e atitudes governamentais e políticas.  

 

Nascida da associação inicial de dez empresas com o apoio da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, passou a enfrentar o grande desafio de reunir as empresas envolvidas direta e indiretamente no setor de sistemas de drenagem e saneamento para discussão de temas relevantes e inerentes desde o processo produtivo até o atendimento adequado da demanda.

 

Conseguiu desde sua fundação realizar inúmeras atividades como a criação de estatuto interno de funcionamento que, com objetividade, organização e credibilidade, possibilita a realização de inúmeras ações com regularidade e suporte jurídico. Dessa forma, tem aumentado ano a ano o número de empresas interessadas e associadas.

 

Desenvolvendo um grande trabalho de divulgação de suas ações, tornou-se reconhecida em todo o país, notadamente junto às empresas fornecedoras de equipamentos e matérias-primas, às empresas projetistas e aos consumidores, dos setores público e privado.

 

Em sua busca constante pelo desenvolvimento do mercado de forma sustentável, tem conseguido o aprimoramento dos produtos com qualidade, contribuindo com o desenvolvimento de novas pesquisas e métodos de produção inovadores, e neste sentido, ao longo destes anos de trabalho, foram criadas várias ferramentas e desenvolvidas inúmeras ações, entre elas a participação ativa junto à ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, nas seguintes ações:

 

- Revisão de todas as Normas sobre tubos de concreto e elaboração de um único texto, que reuniu as 14 Normas existentes sobre o assunto, a ABNT NBR 8890 / 2003 

- Criação da ABNT NBR 

- Criação da ABNT NBR 15.396 / 2006

- Revisão da ABNT NBR 8890 / 2003, melhorando e incrementando os requisitos mínimos e métodos de ensaios, introduzindo os Tubos de Concreto reforçados com fibra de aço, até então novidade para o mercado de tubos no Brasil.

- Criação da ABNT NBR 

que regulamenta a execução das obras que utilizam tubos e aduelas (galerias celulares) de concreto, com visível melhora na qualidade final do sistema de drenagem para o consumidor.

 

Desenvolveu por meio de equipe técnica graduada, ferramentas importantes e disponibilizou para todo o setor programas para dimensionamento hidráulico e estrutural dos tubos de concreto, para escolha da classe de resistência mecânica dos tubos de concreto; para dimensionamento estrutural das galerias celulares de seção transversal fechada; para dimensionamento estrutural das galerias celulares de seção transversal aberta (canal). 

 

Mantêm um programa permanente de palestras e cursos técnicos em todo o país, através da contratação de profissionais competentes e com vasta experiência, para contato com universitários, técnicos e consumidores.

Dessa maneira, o livro “Manual de Drenagem”, é mais uma ação que deve inicialmente suprir a carência e as deficiências de informações técnicas sobre um assunto de tanta relevância e deve tornar-se um centro de referência e informação.

 

Fruto de cuidadoso trabalho de pesquisa essa publicação pioneira aborda questões relevantes e fundamentais para o entendimento do assunto e, para isso convidou profissionais especialistas que desenvolvem cada tema a ser abordado, abrangendo todos os assuntos de interesse do setor.

Nesse sentido, o presente Manual procura oferecer o máximo de informação técnica e a aplicação prática dessas informações dependerá exclusivamente de cada leitor.

 

Agradecemos aos nossos Patrocinadores, aos Profissionais Autores, que contribuíram com seus conhecimentos técnicos e às Empresas Associadas da ABTC, que acreditaram neste projeto e incentivaram sua realização.

 

 

Por que ler estes guias pode ser decisivo para quem atua na área da construção?

Alírio Gimenez

Alírio Gimenez
Presidente/CEO da Fermix
Soluções em Drenagem

Estes guias podem facilitar os trabalhos de responsáveis das áreas da construção, facilitando os cálculos, proporcionando um panorama claro sobre o que precisa ser feito na área de tubos e aduelas de concreto, otimizando assim, o tempo de quem precisa.

Esse material se torna indispensável para qualquer tomada de decisão.